O mercado evolui, e essa evolução gera nas empresas uma necessidade constante de mudanças em seus métodos de trabalho, de forma a acompanhar as aspirações dos clientes, bem como as suas demandas.
A concorrência, também cada vez mais acirrada, produz nas empresas uma conduta proativa para, assim, se distanciar das outras em relação à qualidade dos produtos, preço, e atendimento, bem como a otimização dos processos internos para gerar resultados cada vez melhores com menos recursos. Um trabalho árduo, sem dúvida, mas que é fundamental para estar na ponta do mercado. Já falamos nesse texto de como é possível transformar a concorrência em uma “aliada” para a produção de melhores resultados.
Nessa linha, o planejamento é um método de trabalho que, com certeza, deve estar inserido no contexto da sua indústria. E isso porque o ato de planejar envolve colocar no papel os passos necessários para se chegar no objetivo a ser alcançado. Sendo assim, o ato de planejar envolve dois aspectos primordiais para a sua indústria: o objetivo aonde se quer chegar, e o caminho a ser percorrido para que isso aconteça.
A indústria deve ter, portanto, uma estratégia bem delimitada de marketing para “aparecer” no mercado e trazer clientes à sua empresa. E esse é um dos processos indispensáveis para a sua indústria crescer e se destacar no mercado. Já falamos nesse texto sobre a importância do marketing para a indústria e nesse texto em específico sobre o marketing digital para a indústria.
Calendário de Marketing na Indústria
Cada mercado possui suas especificidades em relação às datas importantes, bem como períodos nos quais a venda é mais acentuada, como o Natal para grande parte do setor varejista, por exemplo. A sua indústria já possui um calendário com essas datas? Quais ações serão tomadas para se atingir os objetivos pertinentes a esse ano? Essas são perguntas que não podem deixar de ser respondidas por parte daqueles que estão trabalhando no setor estratégico do negócio.
Um calendário deve estar organizado de forma a não só estabelecer as datas e períodos importantes ao negócio, mas também as datas e períodos nos quais as ações serão realizadas. Isso porque a divulgação da empresa no período natalino começou muito antes da divulgação em si, mas na preparação dos banners e do design do site, dos folders, nos e-mails marketing, e em todas as formas de divulgação existentes. Por isso, um calendário detalhado é aquele que destrincha as datas “que se veem” (as datas que o consumidor enxerga como importantes do mercado), em conjunto com as datas “que não se veem” (essas datas que são trabalhadas internamente dentro da indústria para que aquelas datas aconteçam e sejam aproveitadas pela empresa).
Planejar é, acima de tudo, sistematizar processos de forma a produzir mais e melhor para o resultado da sua indústria. Por isso, o Marketing também é uma seara que deve ser muito bem explorada para que a indústria consiga excelentes resultados, angariando não só um número crescente de clientes, mas aumentando a sua satisfação em relação à marca.
É portanto, prioridade trabalhar nesse sentido.