Entenda o que é transformação digital

A internet aberta e plural, como a conhecemos hoje, deu início à transformação digital. Ela tem como marco fundador a criação da World Wide Web — termo que origina o www, que nada mais é do que um volume massivo de documentos digitais interligados remotamente.

A evolução escalou rapidamente, mas, ao longo de mais de uma década, a internet e toda a sua potencialidade eram vistos apenas como fonte de entretenimento pessoal. Lembra que o acesso à rede era bloqueado em computadores corporativos?

Com o aumento na base de usuários, a infraestrutura foi ampliada e os preços se tornaram mais acessíveis. A partir dos anos 2000, após o estouro da bolha das pontocom, as organizações brasileiras notaram que poderiam usar a web como uma ferramenta para maximizar a produtividade. E não apenas isso: modelos de negócios inteiros passaram a se estruturar em torno da internet.

Essa tendência mudou definitivamente a maneira como as pessoas se relacionam, consomem e trabalham. As relações de negócios se tornaram também mais dinâmicas, exigindo novas abordagens das companhias. Todo esse contexto faz parte do que hoje é chamado transformação digital, processo que engloba todos os setores da economia e da sociedade.

Adiante, explicaremos de forma mais específica do que se trata o termo, por que sua empresa deve ficar atenta ao digital e como a transformação digital se manifesta no cotidiano por meio de ferramentas de trabalho. Siga a leitura.

transformação digital

O que é transformação digital?

É o nome dado à crescente adoção de tecnologias digitais em todos os processos de negócios, em especial aqueles que impactam diretamente o consumidor. As tecnologias perpassam as vendas, o relacionamento com os clientes, a liderança, a cultura organizacional e, em muitos casos, o próprio modelo de negócios.Pense, por exemplo, em algumas das grandes redes varejistas nacionais.

Há algumas décadas, a expansão dos negócios e aumento da receita nesse eram obtidos exclusivamente por meio de uma estratégia de abertura de novas unidades pelo Brasil, seja com franquias, seja com lojas próprias ou até mesmo com fusões e aquisições.

Hoje, a expansão também se dá no campo da inovação e da tecnologia — vence quem conseguir proporcionar uma melhor experiência de compras no site ou na loja, integrando todos os pontos de contato em apenas um sistema de vendas. É importante entender que a expansão dos negócios atualmente acontece em ambas as esferas, tanto a física quanto a digital.

A transformação digital é uma força competitiva que determinará quais empresas sobreviverão nos próximos anos. O grande beneficiado é o cliente, tanto o B2C quanto o B2B. No mundo inteiro, as companhias devem investir US$ 7,4 trilhões em tecnologias e serviços associados à transformação digital até 2023, segundo o IDC.

Em uma empresa que completou com sucesso o processo de transformação, o digital deixa de ser um acessório e se torna o centro do negócio. Só assim é possível tirar proveito de toda a sua potencialidade.

4 conceitos associados à transformação digital

SaaS

Entre os anos 1990 e 2000, softwares vinham empacotados como se tivessem saído de uma linha de montagem e eram adquiridos em lojas físicas ou até bancas de jornal. O conceito de software como produto mudou completamente e hoje ele é visto mais como um serviço — daí o significado do acrônimo Software as a Service (SaaS).

Pode parecer uma mudança meramente terminológica, mas a alteração é radical. A oferta de programas de computador — processadores de texto, planilhas e ERP (Planejamento dos recursos da empresa), por exemplo — como serviço se ajusta às necessidades do mercado e flexibiliza tanto o uso quanto o preço e tipo de suporte técnico.

O SaaS se relaciona essencialmente com o cloud computing, que consiste em ofertar o serviço em um servidor remoto, reduzindo custos e otimizando a produtividade.

Inteligência Artificial

Os programas de computador foram concebidos para operar de acordo com os comandos inseridos por um operador humano. No entanto, o avanço nas tecnologias de processamento possibilita que eles trabalhem sem a necessidade de supervisão, identificando falhas em processos e linhas de montagem e resolvendo os problemas.

Uma das aplicações mais comuns da inteligência artificial atualmente é a Robotic Process Automation (RPA). Simples e eficaz, uma solução RPA é capaz de navegar na camada de visualização de outros softwares e executar atividades da mesma maneira que um operador humano, mas com uma margem menor de erros e uma produtividade muito superior. É ideal para tarefas de escritório que se baseiam em regras, como preencher planilhas.

Big Data

Os dados coletados em cada processo e ponto de contato entre empresa e cliente, quando agrupados e apresentados como informações contextualizadas para os gestores, embasam tomadas de decisões mais inteligentes e lógicas. Softwares de gestão modernos já contam com funcionalidades que exibem dados agrupados em interfaces gráficas.

Em suma, o empresário perde menos tempo lendo relatórios setoriais e tem acesso direto a ferramentas de análise que permitem tomadas de decisão com a agilidade que o mercado exige. O Big data tem inúmeras outras aplicações que dialogam com a inteligência artificial, aprendizado de máquina e Internet das coisas.

Internet das coisas

A comunicação entre objetos conectados é uma característica essencial da transformação digital. Equipamentos que contam com sensores podem ser controlados remotamente por meio da internet; ao mesmo tempo, eles podem enviar, automaticamente, dados sobre a produção e se há algum defeito na máquina.

Uma das aplicações mais comuns da tecnologia são as tags RFID, que funcionam como sensores inteligentes. Isso torna possível prever exatamente quando o estoque vai cair a um nível crítico, por exemplo, ou até que máquinas operem outras máquinas por meio da Inteligência artificial.

A transformação digital vai mudar fundamentalmente as relações comerciais e os processos empresariais como os conhecemos hoje. O marketing já está cada vez mais focado no cliente conectado e em sua jornada de compras, tendência que deve se aprofundar nos próximos anos. Mas todos os sistemas de informação e meios de produção das organizações podem ser beneficiados quando o digital é movido para o centro da estratégia de negócios.

Agora que você aprendeu mais sobre transformação digital, saiba como sua indústria pode melhorar a presença na internet e conquistar mais clientes!